Herbarium de Airmid




Airmid

Airmid ou Airmeith é uma antiga deusa celta, a Senhora das Ervas e da Cura.

Airmid, Filha de DianCecth (avõ de Lug) , é uma das mais antigas Deusas dos Tuatha de Dannan, ela é a detentora de todo o conhecimento sobre os poderes das Ervas e das Plantas.

Dizem as lendas celtas, que quando o seu irmão Miach foi assassinado pelo próprio pai, Airmid chorou tanto pela tragédia que sucedera que as suas lágrimas deram origem a 365 ervas diferentes em volta do túmulo do irmão.

A Deusa colheu, estudou e catalogou cada erva e guardou-as no seu manto, levando-as sempre consigo para que pudesse curar aqueles que necessitavam. Porém, Dian Cecth, seu Pai, revoltado por não se poder redimir, mandou o seu manto ao chão e misturou todas as ervas para que os Homens não pudessem receber a Cura daquelas Ervas Sagradas.

Apesar das atitudes do pai, Airmid ajudou-o a criar a Fonte Sagrada da Cura com todas as ervas, desta vez colhidas por eles pelas terras de Erin. Junto com os irmãos, Airmid curava os guerreiros feridos na batalha dos Tuatha de Dannan na Fonte da Cura, conhecida como Tiobraid Slane.



Herbarium de Airmid
O Herbarium de Airmid foi criado para aguçar ainda mais os sentidos de quem visita o Jardim das Pequenas Coisas.
Às Sextas-feiras no Jardim... é escolhida uma erva/planta que pode ser aromática, medicinal, ou ambas, e darei a conhecer as suas características, propriedades,cultivo, colheita e uma receita para rechear o fim de semana.

O dia do Herbarium de Airmid é o dia de tirar o almofariz do armário, os livros da estante e uma erva, de onde quer que ela esteja e explorar, descobrir e encantar.

O Herbarium não será construido apenas por mim, mas também pelos visitantes e amigos.

Enviem-me as vossas propostas de ervas/plantas que queiram conhecer ou até dúvidas relativamente a uma propriedade ou tipo de utilização.



Fontes
Segredos e virtudes das plantas medicinais, Selecções Readear's Digest, 1983
Rausch, Andrea e Lotz, Brigitte, O guia das ervas aromáticas, Caracter, 2004
Ilburg, Anne, Guia das Plantas Medicinais,  Lisma, 2005
Cunningham, Scott, Encyclopedia of Magica Herbs,  Llewellyn Publications, 2005