Friday 1 July 2011

Alecrim

Alecrim
Rosmarinus Officinalis
Labiatae

Também conhecido como erva bússola, folha de duende ou planta polar. Muitos são os contos à sua volta. 
"Rós" e "marinus" significam em latim "orvalho" e "mar". O alecrim é consagrado à deusa do amor e da beleza, Afrodite.
Muito apreciado na Idade Média e no Renascimento, de onde aparece a receita da ‘Água da Rainha da Hungria’, a famosa poção rejuvenescedora que combina as labiatae alfazema, alecrim e rosmaninho.
Diz-se que Elizabeth da Hungria aos 72 anos recebeu esta poção de um monge quando estava muito doente (paralisia e gota).Com o uso desta "poção mágica ela recuperou a sua saúde, beleza e alegria. 

Os Egípcios usavam-no como incenso ritual.
Na idade Média era também sinónimo de fidelidade.
Os gregos usavam coroas de alecrim nas suas festas, como símbolo de imortalidade. E os estudantes usavam-no para os ajudar na sua capacidade de aprendizagem. 
Os romanos plantavam-no junto à soleira das portas das suas casas simbolizando o amor. 
Diz-se ainda que afasta os fantasmas, que purifica o ar. Durante a peste, eram usados saquinhos á volta do pescoço para repelir a doença.
E há ainda quem diga que a Bela Adormecida foi acordada com um ramo de Alecrim pelo seu príncipe.








Identificação
Arbusto, caules lenhosos e folhosos de 0.50m a 1.50m. Folhas sésseis, coriáceas, estreitas, com bordos enrolados e flores azul claro e esbranquiçadas. (floresce durante todo o ano)

Habitat
Locais de sol e temperatura amena. O solo ideal deverá ser bem drenado, ter húmus e areia.






Cultivo
Pode ser plantada jovem na Primavera. Tolera melhor condições de seca e por isso no Inverno deve ser abrigado e mantido num local luminoso com uma temperatura de 5ºC a 10ºC. Cria raízes facilmente por isso basta cortar um ramo para plantar, preferencialmente no Verão. Deve ser podada na Primavera.


Colheita
Pode ser colhido e utilizado fresco, mas também pode ser cortado com caule e seco, pendurado ou estendido num pano em local seco, sem que perca o seu aroma.


Partes Usadas
Flores e folhas.


Componentes
óleo essencial, ácidos orgânicos, álcool de triterpeno, flavonóides, heterósidos, princípio amargo, saponósidos, taninos.







Propriedades Terapêuticas
antiespasmódico, anti-séptico, colagogo, diurético, estimulante, estomáquico, tónico, vulnerário.


Usos Terapêuticos
Afecção (fígado, estômago, intestinos, rins) asma, bronquite, cansaço físico e mental, caspa, celulite, cicatrização de feridas, colesterol, contusão, coqueluche, debilidade cardíaca, dermatites seborréicas, dispepsia, dor, dor de cabeça, dor reumática, dor muscular, edemas, entorse, escrófulas, espasmo,gota,  gastralgia, gripe, hemorróida, hidropsia, histeria, impotência, inchaço dos olhos, indigestão, insônia, isquemia, nervosismo, nevralgias, odontalgia, pele desvitalizada, poliuria, problemas respiratórios, pulmões, queda do cabelo, reumatismo, rins, rugas, torcicolo, tosse, úlceras, vertigem, vesícula.


Contra-Indicações
A essência de alecrim pode ser irritante para a pele. Não é indicado em altas doses por via oral, pois é abortivo. A ingestão de doses elevadas provocam irritações gastrintestinais e nefrite. O uso do alecrim durante a noite, pode alterar o sono.








Propriedades Mágicas
Género: Masculino
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Chakra: Plexo Solar, Manipura e Coronal, Sahasrara 
Divindade: Afrodite
Usos Mágicos: Purificação, protecção, rejuvenescimento, cura e amor. 


Sugestões Práticas
A nível terapêutico pode ser usado em Óleo essencial, sais de banho, pomadas, sabonetes, incenso.
A nível culinário pode aromatizar inúmeros pratos de carne (carneiro, carne de caça, porco e aves) ou vegetais (tomate, abóbora, curgetes, vagens, batatas, etc)


Sugestão especial de Sexta-feira






Batatas com alecrim e alho no forno


8 batatas médias, descascadas e cortadas ao meio
Folhas picadas de 1 ramo de alecrim
1 dente de alho bem picadinho
Sal e pimenta-do-reino
Azeite








No comments: