Friday, 27 May 2011

Alfazema


ALFAZEMA
Lavandula Officinalis
Labiatae


 A alfazema é uma planta de grande vitalidade, resistente a altas temperaturas e a solos mais áridos. com um aroma inconfundível, amargo e fresco. O seu aroma transmite tranquilidade e pureza. Os gregos chamavam-na de Nardus, devido à cidade síria de Naarna, junto ao Eufrates. Os gregos e os romanos usavam-na nos banhos devido ao perfume limpo e fresco, daí o nome Lavandula, de lavare

Identificação
Subarbusto perene, de 30 a 60 cm de altura, caules quadrados e lenhosos após o segundo ano;  folhas verde-prateadas, estreitas; flores azul-violáceas em espiga.

Habitat
Regiões quentes Mediterrâneas onde os solos são áridos, calcários e com grande exposição solar.

Cultivo
A forma mais fácil de começar a cultivar a alfazema é comprar a planta jovem. Quando jovem deve permanecer no interior nos períodos mais frios e a partir de Maio pode ser colocada no exterior. Para que estejam constantemente a florir devem ser feitas podas de 2/3 da planta. Deve ser protegida do frio no Inverno e os rebentos secos cortados no Inverno. Esta planta goste de locais de sol, secos e protegidos do vento.


Colheita
Devem ser colhidas no período de floração, quando o seu aroma está mais activo. Depois de colhidas são penduradas para que sequem, de forma a manter o seu aroma.

Partes Usadas 
Sumidades floridas e folhas.

Componentes
Princípio amargo, essência, cumarina, saponina ácida, resina.




Propriedades Terapêuticas
Antiespasmódico, anti-séptico, carminativo, cicatrizante, colagogo, diurético, antibacteriano, calmante, digestivo.

Usos Terapêuticos
Reumatismo, contusões, caimbras, dores de dentes, dores de cabeça, excitação nervosa, insónia, vertigens, depressão, acne, bronquite, laringite, asma, faringite, feridas, inapetência, má digestão, inflamações das vias urinárias.

Contra-indicações
Não ultrapassar as doses indicadas, na gravidez o seu uso deve ser evitado por ser um estimulante uterino, incompatível com iodo e sais de ferro.


Propriedades Mágicas
Género: Masculino
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Chakra: Coroa
Usos Mágicos: Purificação, Tranquilidade, Equilíbrio, Protecção e concentração.
A Alfazema potencia a autoconfiança e a auto-realização, ajudando a quebrar ilusões e falsas crenças que impedem a evolução, dando caminho ao entusiasmo para enfrentar novos desafios.


Sugestões Práticas

Chá para aliviar as vias respiratórias
1 colher de chá de flores de alfazema com uma colher de chá de hortelã-pimenta. Juntar à mistura uma chávena de água a ferver, deixar em infusão 5 minutos e coar. Pode ser adoçado com mel.

Vinho de Alfazema
1 colher de sopa de flores de alfazema, 1/2L de vinho branco, misturar e deixar ferver alguns minutos. Beber após a refeição.

Decoração
 Almofadas, saquinhos anti-traça, Poutpourris para afastar insectos.

Cozinha
Um bom aroma para compotas



Sugestão especial de Sexta-feira, para experimentar no fim de semana


Tarte de Maçã com Alfazema e Limão

Ingredientes:
6 a 8 maçãs
massa folhada
100gr de manteiga
raspa da casca de 1 limão
1 colher de chá de alfazema.

1 comment:

Joana said...

Gosto do cheiro e do chá.

Beijinhos