Tuesday 20 March 2012

D344 - Equinócio da Primavera e o Mito de Eostre


Dia 20 de Março, 05h14m é o momento em que o Sol, na sua órbita, cruza o plano do equador celeste.
Como estamos no Hemisfério Norte, a nossa Primavera é conhecida com Primavera Boreal
Astrologicamente, o Sol entra no signo de Carneiro.


Nesta data, o dia e a noite têm precisamente a mesma duração: 12 horas. Deste dia até o Solstício de Verão os dias são cada vez maiores, as temperaturas vão subindo, é a época das sementeiras e por isso é uma altura de esperança, de promessas e de decisões.


A Terra desperta, em equilíbrio, renovada.


As energias do Sol e da Lua estão equilibradas!


A Deusa Eostre, ou Aurora, é a Deusa associada a esta celebração (Ostara ou ALBAN EILIR para os Druidas).


Eostre é a deusa da Primavera, do renascimento, da fertilidade e os seus símbolos são a lebre e o ovo (mais tarde adaptados pelos Católicos para a Páscoa), representando o início de uma nova vida.


Diz-se que Eostre gostava de criança e onde ela fosse, elas seguiam-na para ouvir as suas canções e observar a sua magia. Certo dia, Eostre estava num jardim com as suas crianças e um pássaro pousou na sua mão. A deusa transformou-o no seu animal preferido: uma lebre. Com o tempo as crianças notaram que a lebre não era feliz pois não podia cantar nem voar e pediram a Eostre que revertesse a sua magia. Eostre tentou desfazer o encantamento, mas não conseguiu...talvez porque os seus poderes diminuíam no Inverno. Decidiu esperar até à Primavera, quando os seus poderes estariam plenos novamente, para tentar dar a alegria à lebre de voltar a ser um pássaro, mesmo que por breves momentos.
E assim foi, quando chegou a Primavera, Eostre transformou novamente a lebre em pássaro, num encantamento breve. Feliz por conseguir ter a sua forma de pássaro e feliz pela benção concedida ele pôs ovos em homenagem a Eostre. Quando voltou à sua forma de lebre feliz pelo momento de liberdade e em homenagem à Deusa e às crianças que intercederam por si, pintou os ovos e distribui-os pelo mundo.
Eostre aprendeu a lição de que não podemos interferir no livre arbítrio e para que esta lição ficasse para o Universo ela esculpiu a figura da lebre na Lua.


Eostre , como deusa da Primavera, representa a Pureza, a Beleza e a Juventude. Nesta época era comum as pessoas se banharem no orvalho para se purificar, renovar, rejuvenescer.




Que esta época vos traga novas esperanças, ideias e muita motivação para as realizar. Que o orvalho da Aurora vos purifique e renove.


BB

No comments: