Tuesday 19 July 2011

Mirra

Mirra
Commiphora myrrha
Burseraceae


     Na mitologia grega Mirra é a filha de Cíniras. Grávida do próprio pai escapou à sua ira sendo transformada em árvore pelos deuses e dando à luz Adónis, pelo seu tronco. Esta é uma das marcas desta planta na história. A história de Adónis, tal como a história bíblica de Jesus, traz-nos a mensagem "por vezes é necessário deixar morrer para que novos ciclos nasçam".  A palavra Mirra vem do hebreu e do árabe "murr" que significa amargo. Commiphora vem do grego "Kommi" e "Phoros", goma e portador, respectivamente. O sua origem é o nordeste de África e chegou a ser usada para mumificar/embalsamar pessoas mortas, no Egipto. 


Identificação
Árvore espinhosa que pode atingir 5 metros de altura. As folhas são caducas, as flores vermelho-amarelo e os frutos são pontiagudos .






Habitat
Nativa do nordeste de África, mas também é encontrada no Médio Oriente. Pode encontrar-se em matas. Gosta de solos bem drenados e muita exposição solar.

Cultivo
Propaga-se por sementes, na Primavera. No fim do estágio de crescimento necessita de estacas.

Colheita
A resina é retirada das fissuras abertas na casca da árvore que depois de seca se transforma em grânulos da mesma cor das flores.





Partes Usadas
Óleo essencial, resina e folhas.

Componentes
Arabinose, ß-bourbuneno, ß-cariofileno, ß-elemeno, elemol, etanol insolúvel, furanosesquiterpenos, galactose, humuleno, proteínas, resina.

Propriedades Terapêuticas
Adstringente, anestésico, anti-inflamatória, anti-séptica, aromática, cicatrizante, desinfectante, fortalecedora do tecido gengival, fungicida, revitalizante.





Usos Terapêuticos
Inflamação, tratamento de acne, higiene oral, assepsia, aftas, úlceras, revitalizante, desodorizantes corporais, inflamações da pele e das mucosas.

Contra-Indicações
De uso externo, o uso interno deve ser extremamente reduzido, senão mesmo, evitado.



Propriedades Mágicas
Género: Feminino
Planeta: Lua
Elemento: Água
Chakra: Esplénico/Svadhisthana
Divindade: Adonis e Isis
Usos Mágicos: Protecção, cura, purificação e consagração.


Sugestões Práticas
Óleo e Infusão das folhas: massagem para dores musculares, dor de cabeça, repelente de insectos.
Incenso.


Sugestão especial de Sexta-feira
Uma sugestão diferente
Purifique a sua casa com um incenso de mirra, olíbano e benjoim.
Consagre à lua um elemento/talismã protector com o mesmo incenso.

1 comment:

Florbela said...

Tenho parai 50g de mirra para fazer tintura e/ou azeite infuso, para usar em produtos para desinfectar peauenas feridas e "matar" borbulhas de acne. Segundo a minha fértil e louca imaginação,o processo será bastante curioso...depois dou noticias! ;)