Thursday 2 June 2011

D52 - Dia da Espiga


Hoje foi o Dia da Espiga, que para mim é uma mistura de várias tradições diferentes da minha terrinha. O que é mais interessante é que tudo se liga a antigas tradições pagãs que nos aproximam da natureza, nos ajudam a perceber a importância da nossa sobrevivência a nível físico, emocional, mental e espiritual graças à Mãe Natura.

Acredita-se que esta celebração esteja associada à Deusa Flora pois as suas celebrações também eram feitas por esta altura e ambas estão ligadas à tradição dos Maios e das Maias.

O Dia da Espiga, agora associado ao cristianismo, celebra-se na 5ª feira da Ascensão (40 dias depois da Páscoa). Já é de conhecimento comum que nos processos de conversão religiosa são aproveitadas datas para que seja mais fácil às pessoas aceitar a mudança...




Este dia começa bem cedinho com um passeio pelo campo para se colherem os elementos que fazem parte da Espiga.

Cada elemento da Espiga tem um significado:
a espiga - que haja pão, que nunca falte alimento no teu lar
a videira - que haja vinho e alegria.
as folhas de oliveira - que haja paz e luz
o malmequer - que haja riqueza
a papoila - que haja amor e vida.

Este dia era também conhecido como o dia da hora, em que ao meio-dia tudo parava, era nessa hora que se colhiam as plantas do ramo e as plantas medicinais.

Segundo a tradição, a Espiga é pendurada atras da porta de entrada até ao ano seguinte e as suas plantas são queimadas em dias de trovoada.

Fontes: Wikipedia e junior.te.pt

No comments: